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Política Integrada

PolítIca de Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho, 
Segurança Operacional e Meio Ambiente
 

Um dos princípios da GRU Airport é prestar serviços de qualidade por meio do gerenciamento dos processos de Segurança Operacional, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade prevenindo acidentes e danos à saúde, promovendo o bem-estar e a integridade das pessoas, a proteção do meio ambiente, a segurança da operação e do patrimônio e a qualidade dos nossos serviços, atendendo as necessidades dos nossos clientes e demais partes interessadas.

É de responsabilidade do colaborador GRU Airport a obtenção e manutenção dos mais altos padrões de segurança operacional, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade, cumprindo os requisitos internos, as Normas Regulamentadoras (NR) e as legislações aplicáveis. Assim, cada um de nós deve estar comprometido com as práticas para prevenção dos riscos relativos às pessoas, ao meio ambiente, à operação e ao patrimônio. Para isso, assumimos o compromisso de:

Para isso assumimos o compromisso de:

1. Cumprir com os requisitos regulamentares;

2. Identificar situações que afetem o desempenho da segurança operacional;

3. Garantir provisão de recursos humanos e financeiros necessários para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança Operacional, Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente para execução de ações estabelecidas para controle dos riscos;

4. Estabelecer formalmente padrões organizacionais e comportamentos aceitáveis, garantindo sua divulgação aos membros da organização e comunidade aeroportuária;

5. Estabelecer requisitos de Qualidade, Segurança Operacional, Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente de cumprimento obrigatório para os colaboradores e demais prestadores de serviço que atuem no sítio aeroportuário e que mantenham relação contratual com o operador do aeródromo entre outras áreas, cujas atividades tenham impacto sobre a segurança operacional do aeródromo e dos colaboradores, a fim de evitar condições e atos inseguros que possam resultar em danos, lesões ou enfermidades.

6. Gerenciar os riscos à segurança operacional de forma padronizada e contínua, fazendo uso de abordagens reativas, preventivas e preditivas, conforme a complexidade de todas as nossas operações;

7. Gerenciar os aspectos ambientais e perigos de forma a reduzir os impactos ambientais e riscos da Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente gerados pelos processos, protegendo o meio ambiente e promovendo um espaço saudável e seguro para os colaboradores e demais prestadores de serviço que atuam no sítio aeroportuário;

8. Assegurar a consulta e a participação dos colaboradores e demais prestadores de serviço, treinando-os e capacitando-os continuamente sobre a importância do papel de cada um no Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança Operacional, Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;

9. Garantir que toda e qualquer atividade que possa afetar as operações aeroportuárias seja planejada e executada de forma a preservar a segurança operacional;

10. Encorajar os colaboradores e demais usuários a relatar situações que afetem ou possam afetar a segurança operacional, assegurando a preservação das fontes e a não punição dos autores dos relatos, exceto nos casos que envolvam negligência ou violação intencional;

11. Comunicar à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), ao DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo) e ao CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) a ocorrência de ESO (Eventos de Segurança Operacional) no sítio aeroportuário;

12. Promover o Sistema de Gestão para todo o pessoal envolvido com atividades que possam ter impacto sobre a Qualidade, Segurança Operacional, a Saúde e Segurança do Trabalho e o Meio Ambiente;

13. Gerenciar mudanças em sua estrutura organizacional que possam interferir na qualidade, segurança operacional, saúde e segurança do trabalho e meio ambiente;

14. Buscar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança Operacional, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e dos seus processos para atender as necessidades dos clientes, colaboradores, acionistas e demais partes interessadas.

   PO.GRH.001-3.0