Relato de Prevenção voluntário da aviação civil
O ASR – Airport Safety Report, também conhecido como Relatório de Prevenção (RELPREV), é uma importante ferramenta da área de Segurança Operacional. Ele objetiva registrar e comunicar situações que possam representar risco às operações aeroportuárias, contribuindo diretamente para a prevenção de ocorrências e para a melhoria contínua da segurança no aeroporto.
Por meio do ASR, qualquer pessoa — colaborador, prestador de serviço, tripulante ou usuário — pode relatar condições inseguras, comportamentos inadequados, falhas em procedimentos ou eventos que possam afetar a segurança operacional. Esses relatos são analisados pela equipe de Segurança Operacional, que avalia os riscos, propõe medidas corretivas e acompanha a implementação de ações preventivas, garantindo que as lições aprendidas fortaleçam a cultura de segurança em todo o aeroporto.
Os relatos podem ser feitos de forma identificada ou anônima, garantindo a confidencialidade das informações e o não uso punitivo dos dados reportados, quantos mais detalhes sobre a situação que afete a segurança do voo, melhor. Nosso foco é aprender com os eventos e prevenir novas ocorrências.
Acesse o sistema de relato (ASR) no link abaixo:
A GRU
Airport respeita e zela pela sua privacidade e atua em conformidade com a Lei
Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18), que define as diretrizes sobre o
tratamento de dados pessoais para clientes ou usuários de empresas privadas e
públicas. Todos os ASRs serão tratados da mesma maneira, no entanto,
apenas receberá retorno da tratativa aquele que se identificar.
Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18) na íntegra
clicando aqui.
Contribua
para um ambiente aeroportuário cada vez mais seguro e eficiente.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________