Voltar

Responsabilidade Social

Conheça os projetos sociais desenvolvidos pelo GRU Airport para fomentar o desenvolvimento local.

​​​RESULTADO: III EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

O GRU Airport, em parceria com o Instituto Invepar, encerrou as inscrições do III Edital de seleção de Projetos Socioambientais em 12 de Junho de 2017.

Houve ampla adesão de organizações sociais do entorno, demonstrando o sucesso dessa iniciativa. O edital ratifica o compromisso do GRU Airport e do Instituto Invepar com a promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico do entorno.

Foram apresentados projetos nas áreas de educação/saúde escolar, geração de trabalho e renda, arte e cultura, meio ambiente e esporte, tendo o empreendedorismo e o apoio à gestão pública como temas transversais.

A primeira fase de seleção consistiu na verificação documental. Nessa etapa, 48 proponentes foram classificados por atenderem ao item 6.4 do Regulamento que dispõe sobre a documentação obrigatória.

A segunda fase de seleção resultou na pré-seleção de 6 (seis) projetos que participarão da fase final de análise.

O GRU Airport entrará em contato com os representantes dos projetos selecionados.

Confira abaixo a lista dos pré-selecionados: 

PROJETO​/PROPONENTE 

1 Polos de Capacitação – Esporte em Comunidades / FUNDAÇÃO GOL DE LETRA
2 Cooperativa de Materiais Recicláveis das Malvinas / GIRAL VIVEIRO PROJETOS 
3 Núcleos Tecnológicos / INSTITUTO TELLUS 
4 Praças de Lazer/PREFEITURA MUNICIPAL GUARULHOS  ● SSP 
5 Escola Pública de Trânsito - Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva / PREFEITURA MUNICIPAL GUARULHOS  ● SST
6 Reforma/construção do CRAS Cumbica / PREFEITURA MUNICIPAL GUARULHOS ● SDAS  
​​
Mais informações: ​responsabilidade.social@gru.com.br

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO GRU AIRPORT

​​​​O GRU Airport possui compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região em que opera por meio do apoio a iniciativas de responsabilidade social nos bairros do entorno do aeroporto. 

As nossas operações aeroportuárias são norteadas por princípios de gestão responsável que contribuem para um modelo sustentável de desenvolvimento. 
​​
A área de Sustentabilidade do GRU Airport está estruturada em dois eixos: Gestão Estratégica e Desenvolvimento Comunitário.

GESTÃO ESTRATÉGICA
A Gestão estratégica relaciona-se com o diagnóstico e a proposição de boas práticas de sustentabilidade que possam ser incorporadas na cadeia de valor, com foco na redução dos impactos sobre o meio ambiente e a sociedade. Os projetos sociais surgem da compreensão do papel do aeroporto sobre as comunidades do entorno, tendo como fator estruturante chave a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico local.   

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
O Desenvolvimento Comunitário deriva da compreensão do papel da empresa no entorno do aeroporto, tendo como fator estruturante a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico local. Destacam-se nessa segunda frente, os projetos sociais e o relacionamento com a comunidade. ​

Decolando com Guarulhos
O Projeto Decolando com Guarulhos é fruto da parceria entre o GRU Airport e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. O objetivo é estimular a formalização e o fortalecimento de micro e pequenos empreendedores do município de Guarulhos. Por meio da criação de um ambiente propício ao desenvolvimento, o projeto visa a dinamização da economia local a partir do estímulo às vocações e atividades já em andamento na região.

Afinando o Futuro com Arte
O Projeto Afinando o Futuro com Arte é uma ação socioeducativa, realizada dentro do sítio aeroportuário para crianças e adolescentes que moram no entorno do aeroporto. Diariamente, antes ou após as aulas do ensino regular, os alunos recebem oficinas de música, informática, robótica, hardware, reforço escolar, ética e cidadania, inglês e esportes. Também é oferecido atendimento de assistência social com visitas domiciliares. O projeto é gerido pela AGAM – Associação Guarulhense de Amparo ao Menor, entidade com mais de 30 anos de atuação no município de Guarulhos. Atualmente, são atendidas cerca de 120 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Primeiro Voo
Criado em 2013, o projeto Primeiro Voo visa a preparação de jovens para o mercado de trabalho. Em parceria com a Wizard Idiomas, são oferecidos cursos de Inglês para os atendidos no projeto Afinando o Futuro com Arte. Ao completarem 17 anos, os jovens são indicados para participarem do processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz do GRU Airport.