RESPONSABILIDADE SOCIAL NO GRU AIRPORT
A área de Responsabilidade Social da GRU Airport está estruturada em dois eixos: Gestão Estratégica e Desenvolvimento Comunitário.
GESTÃO ESTRATÉGICA
A Gestão estratégica relaciona-se com o diagnóstico e a proposição de boas práticas que possam ser incorporadas na cadeia de valor, com foco na redução dos impactos sobre a sociedade. Os projetos sociais surgem da compreensão do papel do aeroporto sobre as comunidades do entorno.
DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
O Desenvolvimento Comunitário deriva da compreensão do papel da empresa no entorno do aeroporto, tendo como fator estruturante a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico local. Destacam-se nessa segunda frente os projetos sociais e o relacionamento com a comunidade, além de ações de conscientização em datas comemorativas como dia das mães, outubro rosa, novembro azul, entre outras.
AFINANDO O FUTURO COM ARTE
O Projeto Afinando o Futuro com Arte é uma ação socioeducativa, realizada dentro do sítio aeroportuário para crianças e adolescentes que moram no entorno do aeroporto. Diariamente, antes ou após as aulas do ensino regular, os alunos recebem oficinas de música, informática, robótica, hardware, reforço escolar, ética e cidadania, inglês e esportes. Também é oferecido atendimento de assistência social com visitas domiciliares. As atividades do projeto foram suspensas temporariamente.
ENTREGA DE CESTAS BÁSICAS
Como forma de reforçar o seu compromisso com a responsabilidade social, em abril de 2020, a concessionária iniciou uma ação de doação de cestas básicas para abastecer os moradores das comunidades localizadas no entorno do aeroporto. Os kits incluem alimentos e itens de limpeza e higiene pessoal.
Entre 2020 e 2021 a concessionária realizou 13 edições da campanha de doação de cestas básicas e distribuiu mais de 58 mil toneladas de produtos para abastecer os moradores das comunidades localizadas no entorno do aeroporto.
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE
Em 2021 a GRU Airport iniciou a campanha Doação de Sangue para incentivar os colaboradores, comunidade aeroportuária e passageiros a participarem deste ato. A iniciativa leva em consideração o problema de abastecimento dos bancos de sangue dos hemocentros e a dificuldade de deslocamento dos doadores até um centro de coleta. Doar sangue é um gesto de amor, sustentabilidade e oportunidade de ajudar o próximo. Em maio de 2023, a concessionária realizou uma nova edição da ação, que alcançou 176 bolsas de sangue.